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JONATHAN VIANA

Jonathan Viana e criador desse blog! Empreendendo a mais de 2 anos. Este ano dei um basta no trabalho CLT, e hoje vivo exclusivamente dos meus ganhos pela internet.

 

Google Ads para Negócios Locais

SÚMARIO

Com a grande mudança do público consumidor para o mundo digital, todas as plataformas de marketing foram forçadas a se atualizar.

A plataforma que mais se atualizou nos últimos tempos foi o Google Ads que nada mais é que um meio mais eficaz de publicidades. 

Todos os dias milhões de pessoas procuram na internet por produtos e serviços, e as pequenas empresas querem estar incluídas nestas pesquisas.

A princípio, a rede mais utilizada para publicidade e divulgação de pequenos e médios negócios é o Google Ads.

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Google Ads para negócios locais é essencial, isso porque algumas pesquisas foram realizadas e apontam que 85% dos consumidores preferem procurar a internet 

para encontrar negócios locais para serviços ou produtos específicos que desejam.

Embora na mesma pesquisa descobriu-se que 72%  dos consumidores primeiramente preferem pesquisar por informações dos negócios locais.

Certamente essa é a hora que o Google Ads entra para fazer a diferença nos pequenos e médios negócios. 

Qual a importância do Google Ads para Negócios Locais?

Certamente se você é um proprietário de negócio local e quer mais consumidores interessados nos seus produtos ou serviços oferecidos por você.

O Google Ads para Negócios Locais é eficaz quando usado corretamente.

Enviando diariamente muitos visitantes para seu negócio local, o que certamente multiplica as suas vendas.

Entretanto, analise seus faturamentos dos últimos tempos e decida  se quer ou não aproveitar todas as vantagens de usar o Google Ads para negócios Locais, e aproveitar todo o seu potencial.

O que é o Google Ads?

Resumidamente o Google Ads é uma plataforma de anúncios e publicidades mais eficaz.

Os anúncios pelo Google Ads são  disponibilizados com links de vendas, além de imagens e vídeos e também banners animados ou não entregam muito resultados positivos.

Entretanto esses anúncios podem ser divulgados no seu próprio negócio como também podem ser exibidos em sites parceiros, que além do mais são vários.

Entre os vários parceiros  que fazem parte da rede Google Ads para exibir o seu anúncio está o Youtube que hoje em dia com a grande expansão das empresas para o digital, não serve apenas para o seu entretenimento.

Muitas pessoas procuram no Youtube várias respostas para as mais diversas dúvidas ou até mesmo para solucionar alguns problemas.

Enfim, qualquer que seja sua opção de escolha, você personaliza do seu jeito.

Planejamento de Campanha no Google Ads para Negócios Locais. 

Assim como em qualquer etapa do seu negócio é primordial ter um bom planejamento.

Ter um objetivo definido facilita todo o processo,  sem ter um bom planejamento as chances de ter sucesso são poucas.

Com as chances de sucesso reduzidas pela falta de planejamento, todos os esforços, tempo e dinheiro não valem de nada.

Portanto, invista no principal passo que o planejamento de campanha no Google Ads para negócios Locais que é surpreendentemente essencial para ter um ótimo resultado.

Entretanto, o planejamento de campanha e apenas para complementar outras coisas como:

  • Tornar o seu Negócio mais Conhecido
  • Gerar mais Contatos
  • Análise da Concorrência
  • Análise de Público Alvo  
  • Análise de Cenário
  •  Definição de Orçamento  

Google Ads para Negócios Locais (1)

Como Segmentar as Campanhas do Google Ads para Negócios Locais.

Para ter mais chances de atingir um maior público é primordial segmentar as campanhas do Google Ads para Negócios locais.

Os anúncios precisam atingir o público correto para que sua campanha seja um sucesso acima de tudo.

As principais segmentação são:

  • Segmentação Demográfico

O segmento Demográfico é para personalizar o tipo de público que deseja alcançar com características específicas como , idade, sexo,renda entre outras coisas. 

Por exemplo, excluir da sua campanha os públicos menores de 18 anos, ou deixar a sua campanha apenas para o público de 50 anos.

  • Segmentação Geográfico

Já no segmento Geográfico o foco da personalização da sua campanha do Google Ads para negócios Locais é para especificas regiões.

Você poderá escolher para qual região quer que seu anúncio seja rodado para atingir o público alvo escolhido por você. 

  • Segmentação por Dispositivo

Neste segmento por Dispositivo, o diferencial é que você pode oferecer diferentes anúncios para diferentes dispositivos.  

Nos anúncios que são vistos por smartphones , você pode personalizar por exemplo com um botão de ligar agora, com número disponível para trabalho, para que as pessoas possam tirar quaisquer dúvidas que tiverem sobre o anúncio.

  • Segmentação por Interesse

Simplesmente esse segmento do Google Ads para Negócios Locais é focar nos interesses do público.   

  • Segmentação por Contexto

Antes de mais nada, o último segmento é o por contexto.

Te permite vincular seus anúncios com sites integrados com a rede google, além de te dar a oportunidade de vincular banner para aparecer em sites e blogs renomados e conceituados.

Como Pesquisar Palavras Chaves no Google Ads?

Principalmente  a pesquisa  de palavras chaves  para o seu anúncio no Google Ads para Negócio Local é extremamente crucial.

Isso porque quando alguém pesquisar por alguma palavra chave, o seu anúncio será mostrado com resposta da pesquisa feita por aquela palavra.

O seu anúncio receberá visitas de pessoas que estão a procura do que você está anunciando,  mas você também receberá cliques de pessoas que não estão nem um pouco interessados , estão apenas para observar.

A algumas ferramentas gratuitas para você pesquisar palavras chaves para o seu anúncio no Google Ads para Negócios Locais.

As ferramentas são: Keyword  Planner que é do próprio Google, além de ter também o UberSuggest.
Sem falar das ferramentas mais completas que são:  Semrush, Moz e Ahrefs.

Dicas de algumas Palavras Chave que podem ser Usadas.  

Para você que deseja economizar ou não tem muito dinheiro para investir em palavras chave para anunciar no Google Ads para Negócios Locais a dica é evitar ao máximo o uso de palavras genéricas.

Certamente usando palavras genéricas você receberá um volume muito grande de visitantes que a real intenção não é a de comprar seus produtos ou serviços.

Entretanto, se você deixar bem claro no texto do anúncio do que se trata, dê para evitar o desperdício de dinheiro da sua parte. Assim as pessoas  que  visitarem seu anúncio estão realmente interessadas no seu produto ou serviço.  

É bem recomendado o uso de palavras específicas que deixem claro o que é e para que serve nos anúncios.

O Google te ajuda com um determinado grupo de anúncio que existe dentro da plataforma.

Basta você clicar no botão “Palavras-chave”  para que o Google apresente a você muitas ideais.

Não use qualquer tipo de palavras chave para evitar o desperdício do seu dinheiro.

Deixe bem claro com suas palavras chave o que é o produto ou serviço já com as palavras chave do anúncio, para que então as pessoas que clicarem tenham interesses reais em adquirir o que você oferece.

Como Estruturar Campanhas no Google Ads? 

Afinal estruturar a campanha é um ponto crucial para melhor desempenho no Google Ads para Negócios Locais. Portanto, aprenda uma estratégia simples de estrutura para negócio locais. Veja aqui 

Para estruturar campanhas no Google Ads é bem simples, agora que você já sabe quais palavras chave podem ou não ser usadas no seu anúncio e acima de tudo sabe também quais segmentação cabe em cada grupo de anúncio.

Saber como estruturar o seu anúncio é fundamental para ter sucesso.

Portanto é necessário saber:

Qual será o orçamento utilizado?

Por quanto tempo o anúncio ficará no ar?

Quais regiões anunciar?

Isso tudo com certeza faz parte da estrutura de um anúncio com uma base bem escolhida para a montagem do seu anúncio.

Há algumas informações que você precisa saber.

A princípio você já sabe fazer um bom anúncio estruturado e bem segmentado gastando pouco e tendo bons resultados.

Más, você pode e deve explorar outras maneiras de anunciar, deixar o anúncio mais dinâmico com o uso da rede Display.

 

Como usar a rede Display?

Basicamente a rede Display é uma rede que tem a função de ligar todos os anúncios feitos no Google Ads.

Portanto, usando a rede Display é possível que seus anúncios cheguem a lugares relevantes.

Além do mais, é necessário fazer testes constantes.

Os testes são necessários para saber quais palavras chave estão funcionando para converter visitantes em possíveis clientes compradores.

Entretanto, a criação de um Landing Page é muito importante.

Landing Page, nada mais é que uma página de destino.

Os clientes serão redirecionados para ela, mas isso só pode ser feito quando o cliente já está bem ciente do produto que você está anunciando é de fato o que ele procura, sendo assim ele clicará  no botão deixado por você e estará na Landing Page.

Para que os clientes te encontrem com facilidade, é preciso ter bem definido o seu CTA .

A sigla CTA significa “Call To Action” em português significa “Chamada para Ação”.

Deixe todas as informações bem claras, bem explicativas para que os seus possíveis compradores tenham certeza que é ali no seu anúncio que eles vão encontrar o que procuram.

Acima de tudo, para um anúncio ficar harmônico é preciso produzir bons conteúdos, afinal é
a primeira impressão que fica.

Como Mensurar seus Resultados.

Nesta etapa é preciso avaliar todo o contexto do seu anúncio.

As avaliações têm que ser feitas em 2 partes, a Avaliação do ROI ( Retorno sobre Investimento) e a outra é avaliação do CPC ( Custo por Cliques).

 Avaliação do ROI ( Retorno sobre Investimento).
O ROI te indica o quanto você já ganhou em retorno à sua campanha lançada.

Entretanto, o ROI avalia o quanto foi gasto e se o retorno foi benéfico.

Para saber se o retorno foi benéfico basta você calcular:

O ROI = Receita / Custo

ROI = Receita – Custo = X 100 Custo

Exemplo:

Imagine que a sua campanha teve um retorno de 100.000 mil reais, o investimento inicial é de 10.000 reais. Agora vamos aplicar a fórmula ROI.

Neste exemplo o ROI é 9.000 ROI = 9
Esta é certamente a taxa de lucro deste exemplo.

Avaliação do CPC ( CUSTO por CLIQUES).
A avaliação do CPC é acima de tudo uma das avaliações mais importantes.

Isso porque o CPC avalia o custo por cada clique que os clientes deram em seu anúncio.

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Para calcular é bem simples:

CPC = Custo / Número de Cliques 

CPC = Custo Total = Número de Cliques 

Embora, se por um acaso o CPC estiver maior, reveja a sua campanha porque certamente precisa de ajustes.

Conclusão.

O Google Ads para Negócios Locais é uma das melhores ferramentas para você que não tem um pequeno ou médio negócio.

Isso porque com o Google Ads você tem a possibilidade de tornar seu negócio mais conhecido, gerar mais contato, usar uma rede completa de Display para vincular os seus anúncios ou Banners.

Além de ter uma boa estrutura, mensurar seus resultados e acima de tudo  avaliar o roi e o  cpc, enfim o Google Ads para Negócios locais é a melhor opção. 

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